Candidato a Maximinos, Sé e Cividade visitou o museu Pio XII

No Comments »

"É urgente promover e dinamizar a cultura"




No seguimento de um conjunto de contactos com as diversas instituições locais, Fernando Almeida, candidato dos “Juntos Por Braga” à união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, visitou, juntamente com a sua equipa, o Museu Pio XII. A visita foi acompanhada pelo Cónego José Paulo e teve como intuito conhecer a realidade do Museu e aprofundar os problemas com que se debatem

O Museu Pio XII foi fundado pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos em 1957 nas instalações do Seminário de Santiago. Sofreu uma profunda remodelação  nos finais do séc. XX tendo sido, em 2002, reaberto ao público acolhendo inúmeras exposições entre as quais dedicadas à arte Sacre e Arqueologia

O candidato à União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade salientou que estas visitas são de extrema importância e tem como objectivo conhecer a realidade que “nos espera após 29 de Setembro.” Fernando Almeida refere que este museu, como outros, são polos de dinamização cultural que tem que ser mais bem aproveitados “É urgente dinamizar a cultura e promover, junto das camadas mais jovens, a identificação cultural, esse trabalho passa muito por locais como este, ricos em historia”

 Um dos responsáveis pelo Museu Pio XII, Cónego José Paulo, mostrou-se bastante satisfeito por constatar que as forças vivas da cidade se interessam por um sector que é extremamente importante, o sector da cultura. Cónego José Paulo esclarece que o sector cultural é “um sector que contribui imenso para a nossa identidade e identidade nacional”, vai mais longe e refere que  é urgente que se perceba que o espaço museu é um espaço de interação onde se pode mostrar talentos e divulgar a cultura, sendo “ contributo para o desenvolvimento da nossa cidade”

Cónego José Paulo não deixou de se congratular pela sensibilidade que este grupo tem relativamente às questões culturais. Referiu ainda que a comunicação é essencial, “Registo igualmente com agrado a capacidade de ouvir e a manifesta boa vontade colaborante  no sentido do bem comum.” Por fim relembrou que “ouvir, dialogar e perceber quais são as preocupações dos outros são essenciais” para o desenvolvimento desta cidade.


Candidato a Maximinos, Sé e Cividade visitou a ACOFA

No Comments »

"A Área cultural é uma das sensibilidades desta candidatura"




No seguimento de um conjunto de contactos com as diversas Associações locais, Fernando Almeida, candidato dos “Juntos Por Braga” à união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, visitou, juntamente com a sua equipa, a ACOF tendo sido recebido pelo Presidente da Associação Karter Mendes. 

A ACOFA é uma associação Cultural sem fins lucrativos que promove e acolhe eventos culturais sendo a sua maioria de caracter musical  protagonizados por artistas amadores.

Fernando Almeida esclareceu que o grande objectivo desta visita é conhecer as associações, instituições e empresas  culturais que já existem  na União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade no sentido de, futuramente,  dinamizar os espaços físicos,aproveitar os que já existem e melhorar alguns. O candidato relembrou que  a área da cultura é uma das sensibilidades desta candidatura,  salientou que “temos sérias intenções, após ganhar as eleições , em aposta na área cultural. Para isso se torne uma realidade temos que andar no terreno e conhecer o que fazem e quais são as suas preocupações.” Acrescentou que é intenção desta candidatura, desenvolver a cultura, desenvolver as artes e dar melhores condições aqueles que se dedicam a essas áreas.

O Presidente da Acofa, Karter Mendes, fez um balanço muito positivo da visita . Ficou satisfeito com a preocupação do candidato com a sensibilidade para a parte cultural espera que, após 29 de Setembro, se “façam protocolos com as associações culturais  e recreativas, nós precisamos deles.”

Candidato a Maximinos, Sé e Cividade reuniu o Comando Distrital da PSP

No Comments »

“A segurança da comunidade é uma preocupação para nós”

   


No seguimento de um conjunto de contactos com diversas órgãos públicos, Fernando Almeida, candidato dos “Juntos Por Braga” à união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, reuniu, juntamente com a sua equipa, com o comando Distrital da PSP. A reunião teve como principal objectivo conhecer a fundo os problemas de segurança que estas três freguesias enfrentam. O 1º Comandante Gomes do Vale, acompanhado pelo 2º Comandante, H. Almeida, presidiu à reunião.

O candidato à União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade realçou que a segurança e o bem estar dos moradores da União de Freguesias é “uma preocupação para nós”. Fernando Almeida mostrou-se consciente dos problemas sociais que assolam estas juntas de freguesias, salientou que foi justamente por estar a pare destas situações que procurou estabelecer um contacto com o Comando Distrital da PSP, “procuramos um dialogo aberto com as forças policias acreditando que futuramente, com uma união de esforços, e com politicas assertivas será possível trabalhar para promover uma maior segurança e um maior bem estar para todas as famílias residentes nestas freguesias” Gomes do Vale, 1º Comandante do comando distrital da PSP mostrou-se muito satisfeito com a preocupação que candidatura de Fernando Almeida teve em conhecer a fundo os problemas que a União de Juntas enfrenta ao nível da segurança, “foi interessante, deu oportunidade discutir sobre alguns problemas que temos vindo a enfrentar.” Salientou que a segurança é essencial para o bem estar da população “No encerramento da reunião o 1o Comandante no deixou, no entanto, de referir que seria bom que as reuniões fossem feitas de forma periódicas “quanto maior a proximidade entre os diversos órgãos, maior será, com certeza, a rapidez na resposta aos problemas” acrescentou.

Júlio Rodrigues, é apresentado como Mandatário por Maximinos

No Comments »

“Fernando Almeida será o Presidente desta União de Freguesias  mais credenciado quer do ponto de vista humana quer académico”


Júlio Dinis Martins Rodrigues foi apresentado como Mandatário por Maximinos na Candidatura de Fernando Almeida por “Juntos Por Braga” à União Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade. Júlio Rodrigues, casado e pai de 5 filhos tem 51 anos e  é natural de Braga, viveu e cresceu na freguesia da Maximinos. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto, especializou-se em Estomatologia, tendo sido Assistente Hospitalar do Hospital de S. João e seguidamente do Hospital Maria Pia. Em 2009 tirou ainda a especialização  em Ortodôncia. Actualmente é Director Clínico da ‘Clinica de Estomatologia e Medicina Dentária Dr. Júlio Dinis Rodrigues’ na Cividade e é consultor em Estomatologia do Serviço de Estomatologia do Hospital de Braga desde 2011.

Com uma forte ligação às questões sociais, mais concretamente às questões sociais que envolvem a família, Rodrigues é sócio, desde a sua fundação, da  Associação ‘In família’ e sócio do Centro de Orientação Familiar (CENOFA) desde 1995.

Amigo pessoal de Fernando Almeida desde a juventude, Júlio Rodrigues explica que aceitou o convite endereçado pelo candidato para ser mandatário da Candidatura por Maximinos por inúmeras razões. Desde logo porque conhece bem o percurso de Fernando Almeida, no entender de Rodrigues, o candidato é alguém que no seu percurso de vida deu sempre provas de lealdade, seriedade e honra, tanto ao nível pessoal como profissional.

Explica que conhece de perto o trabalho de Fernando Almeida nas questões sociais porque teve oportunidade de trabalhar em organismos que o candidato fundou como o CENOFA ou a ‘In família’, assim como noutras iniciativas como o centro social do patronato de Maximinos. Relativamente ao projecto “Casa do Professor” Rodrigues salienta que conhece esse trabalho de forma indirecta e entende que é um trabalho de altíssima qualidade promovendo e apoiando a melhoria de qualidade dos professores em Braga.

O Mandatário da candidatura realça que em todas as circunstâncias que acompanhou Almeida verificou que sempre se pautou por “grande empenho e seriedade, transmitindo sempre a todos muita segurança e confiança”

Júlio Rodrigues acredita na candidatura de Fernando Almeida explica que o candidato será “o Presidente de Junta mais credenciado de sempre a gerir os destinos destas freguesias, quer do ponto de vista humano quer académico.”

Candidato a Maximinos, Sé e Cividade visita Lar S. Vicente Paulo

No Comments »

“Presto a minha homenagem e admiração por tão nobre serviço”



Fernando Almeida, candidato dos “Juntos Por Braga” à união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, visitou, juntamente com a sua equipa, o Lar S. Vicente Paulo. A visita vem no seguimento de um conjunto de contactos que, o candidato pretende levar a cabo junto das instituições locais e tem como principal objectivo conhecer a fundo as suas dificuldades. Dr José Marques, acompanhou o candidato e a comitiva nesta iniciativa.

José Marques mostrou-se profundamente agradado com a visita de Fernando Almeida, entende que é muito positivo os candidatos das autarquias virem conhecer outras realidades “É importante para os candidatos conhecerem estas instituições, o seu trabalho e da vida que passa por elas” salientou. Marques ficou ainda sensibilizado como facto do candidato conhecer profundamente a causa social “É uma vida e um trabalho que, para a maioria das pessoas é desconhecida” ressalvou.

No decorrer da visita o candidato do CDS-PP à união de freguesias Maximinos, Sé e Cividade, Fernando Almeida frisou que, a instituição desenvolve um trabalho voluntario e caritativa segundo o espirito de S. Vicente de Paulo “presto a minha homenagem e admiração por tão nobre serviço”. No entender de Almeida esta é uma vida que “deixa um rasto positivo”. Almeida garantiu que esta é uma instituição para “levar no coração e no pensamento.”

Fernando Almeida apresentou candidatura à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade

No Comments »

“Só uma vitória dos 'Juntos Por Braga' garante uma realidade muito melhor para o concelho e suas freguesias"



Fernando Almeida apresentou publicamente a candidatura à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, liderando a equipa dos “Juntos Por Braga”. A iniciativa decorreu no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, completamente lotado com apoiantes e várias personalidades da vida politica em Braga, entre as quais Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga. O momento foi marcado pela animação e entusiasmo, tendo a participação do Grupo Musical “Talentitanto” e da Academia “Adagio Estudo de Dança”, que presentearam a assistência com momentos culturais.

De acordo com Ricardo Rio, é essencial que, no dia 29 de Setembro, a mudança nos destinos da Junta de Maximinos, Sé e Cividade seja acompanhada por uma mudança na Câmara Municipal. “Só uma vitória dos ´Juntos Por Braga” garante uma realidade muito melhor para o concelho e suas freguesias. Quem, durante vinte anos, fez parte do actual executivo municipal, não pode vir agora com o discurso do ´faz de conta´, tentando fazer crer aos cidadãos que nada teve a ver com as políticas despesistas e absolutamente ruinosas que nunca colocaram as populações como prioridade e que levaram a casos absolutamente caricatos, como é exemplo os oito milhões de euros gastos no projecto das piscinas que nunca foi sequer concluído”, afirmou, enfatizando ainda que quem não se “preocupou minimamente” com a acção social, a cultura, o ambiente, o património ou a dinamização económica, não pode vir agora “às portas eleições vender a banha da cobra e prometer o que não teve vontade de fazer durante vinte anos”: “Nós temos um discurso e um plano de ação que irá seguir os nossos compromissos. Outros andam pelo concelho a fazer promessas que todos sabem que não têm a mínima vontade de cumprir”.

Por seu turno, Fernando Almeida iniciou o discurso agradecendo o apoio da significativa assistência e de todas as pessoas que integram a sua equipa: “São pessoas que partilham comigo a mesma forma de estar, baseada nos profundos valores de protecção da vida, das pessoas e das famílias”, salientou.

Na ocasião, Ricardo Rio salientou que esta é uma equipa “vasta e que agrega realidades diversas”, mas que teve a capacidade de se juntar em prol de um “projecto comum”. No entender de Rio, esta nova realidade que se vive, fruto da união de freguesias, exige um candidato que esteja à altura dos enormes desafios que se colocam. “É preciso alguém que tenha tenacidade, consciência do serviço público, determinação e lógica de diálogo com as instituições para construir o futuro destas três freguesias. Essa pessoa é o Fernando Almeida”, afirmou, sublinhando que por onde passou, todos foram testemunhas do enorme valor do trabalho que Fernando Almeida desenvolveu e da forma como se entregou e transformou as instituições sociais.

Ricardo Rio afirmou ainda que estas três freguesias revestem-se de características “muito particulares e muito díspares” do resto do concelho, apontando o envelhecimento da população como uma das maiores preocupações. “Fruto de políticas sistematicamente erradas por parte da Câmara Municipal de Braga, que esvaziaram o coração da cidade, os cidadãos deixaram de morar no centro e, continuando por este caminho, nem os comerciantes irão querer permanecer”, enfatizou, garantindo que a revitalização do centro será uma prioridade para os “Juntos Por Braga”.

Por outro lado, Rio considerou que Maximinos, Sé e Cividade têm uma riqueza institucional enorme, com colectividades desportivas, associações culturais, confrarias, irmandades e instituições sociais que fazem, no dia-a-dia, um trabalho verdadeiramente precioso. “É fundamental que a Junta e a Câmara Municipal saibam respeitar esta imensa história e património, trabalhando em proximidade e promovendo o diálogo com os diversos agentes”, disse.

A finalizar, Fernando Almeida assegurou que esta é uma candidatura que pretende dar cumprimento a um “imperativo de ordem cívica”. “A intervenção activa é um direito e um dever que assiste a todo o cidadão e que não deve ser ignorado. Acredito que é possível tornar a União de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade num espaço acolhedor para todos, sempre respeitando os princípios da democracia e da transparência”, garantiu, considerando que a Junta é um local que de deve caracterizar pela proximidade e atenção a todas as necessidades e carências que existem: “Temos plena consciência de que o trabalho que nos espera é de pormenor e terá de ser feito pessoa a pessoa, família a família, instituição a instituição”.

Ainda há muito trabalho para promover um dos ex-líbris da nossa União de Juntas

No Comments »


Fernando Almeida candidato por “Juntos por Braga” à União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade visitou, acompanhado por António Machado, Manuel Miranda, António Rodrigues, Francisco Mota entre outros, visitaram a Capela de S. Gregório. O Presidente da Comissão de Festas, Sr. Domingos acompanhou a equipa nesta visita juntamente com a restante equipa da confraria.

No decorrer da visita Sr. Domingos salientou que, as expectativas que tem relativamente à Junta de Freguesias é que, “continue a apoiar S. Gregório tal como o fez até à presente data.” O apoio de que o Presidente da Comissão de Festas fala não se prende só com a parte monetária mas também com o policiamento, tão importante naquela zona. Domingos realçou que esta visita reforça a confiança no futuro, e que conta com o empenho de Fernando Almeida para que o S. Gregório continue a ser uma aposta do executivo autárquico. Existe muito a fazer e a desenvolver por este património, disse o presidente da confraria.

Por seu turno o candidato à união de Freguesias mostrou-se bastante satisfeito com o trabalho que tem realizado mas realça que, “há ainda muito trabalho pela frente para, impulsionar e promover uns dos ex-líbris desta união de juntas.” Almeida afirma mesmo que é necessário dotar a área envolvente da Capela de S. Gregório de meios para “ promover a prática de actividades culturais, desportivas, ambientais e recreativas.”

E para isso é fundamental continuar com o processo de requalificação e valorização do espaço religioso. O presidente da Confraria, Sr Domingos ficou bastante agradado com o interesse do autarca e está ansioso por “levar para a frente a requalificação do espaço.”